Comunidades aprovam projetos para mercado e centro cultural no Alto Solimões

Mais de 160 pessoas, incluindo indígenas de seis etnias, participaram da audiência pública promovida pelo Governo do Estado no Alto Solimões para apresentação dos projetos arquitetônicos de construção de um mercado indígena e do Centro Cultural do Vale do Javari, respectivamente, em Tabatinga e Atalaia do Norte. A implantação de um corredor etnoturístico na tríplice fronteira Brasil/Peru/Colômbia é uma das ações do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado do Amazonas para o Zona Franca Verde (Proderam), executado pelo governo estadual em parceria com o Banco Mundial (Bird).

“O objetivo é atrair o turista que geralmente entra pela Colômbia e chega até Letícia, mas retorna para o interior do país por falta de uma estrutura adequada no lado brasileiro”, explica o coordenador do Proderam, Laércio Cavalcante.  “As comunidades ficaram eufóricas com os projetos”, completou Laércio.

Em Tabatinga, a consulta foi realizada no local onde será construído o mercado indígena, com uma área de cerca de 900 metros quadrados, na aldeia de Umariaçu, com palco para apresentações, salat de treinamento, cantina e área administrativa. Participaram da consulta pública indígenas da etnia ticuna.

Em Atalaia do Norte, indígenas das etnias marubo, matis, kanamari, kulina e mayoruna aprovaram o projeto para construção do Centro Cultural Vale do Javari, (foto abaixo), “um antigo sonho da comunidade”, lembra o coordenador. O complexo terá uma área de 900 metros quadrados, com restaurante, seis ateliês para confecção e venda de artesanato (cinco pra as etnias da região e um para artesãos não-indígenas), além de espaço para apresentações culturais.

O projeto prevê, ainda, a restauração do Museu Maguta e do Centro de Artesanato Bom Caminho, em Benjamin Constant. Laurent Deproux, gerente do Proderam pelo Bird, acompanhou a consulta pública nos municípios e também as ações do projeto na ampliação e reforma do sistema de abastecimento de água de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, bem como da reforma dos hospitais de Benjamin Constant e Atalaia do Norte.

O Proderam é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e implementado pela (Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama), tendo como órgãos parceiros a SDS, Susam, Sepror, Seind e Seinf, com ações integradas nas áreas de saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável nas cidades de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Fonte Boa, Jutaí e Santo Antônio do Içá.