Empresa peruana estuda possibilidade de instalação no interior Amazonas

A Dolamita Amazonas, empresa peruana que atua na exploração mineral, está estudando a viabilidade de instalação na cidade de Tabatinga, no interior do Amazonas. O assunto foi discutido, na manhã de ontem (13), pelo gerente geral da Dolamita Amazonas, Alfredo Belledone, com os secretários de Planejamento (Seplan) em exercício Ronney Peixoto, de Mineração Daniel Naval, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aluizio Barboza, e técnicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus.

Durante a reunião, articulada pelo bispo da Diocese do Alto Solimões, Dom Alcimar Magalhães, Alfredo Belledone pôde obter informações sobre os incentivos fiscais federais e estaduais que a empresa poderá obter caso se instale no Estado e disse que a ideia é, com a instalação da empresa, fazer todo o beneficiamento da dolamita em Tabatinga. “A empresa estima investir um montante de U$ 4 milhões na instalação da fábrica, que oferecerá 50 postos de trabalho durante a operação, priorizando a mão de obra local, inicialmente”, completou.

Para o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, a instalação de empresas no interior é de interesse econômico do Estado. “Esta foi apenas uma conversa inicial e que a questão envolve uma série de outras ações como visitas in loco, a apresentação do projeto e estudos de impactos ambientais”, destacou.