FIAM 2015:Seminário da Seplan-CTI debaterá tecnologia e competitividade

Inovação Tecnológica e Competitividade: a diversificação da matriz econômica para o futuro da Amazônia Brasileira, será o tema do seminário a ser realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e Inovação (Seplan-CTI), na Feira Internacional da Amazônia 2015, promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que acontece no período de 18 a 21 de novembro.

O seminário será aberto na quinta-feira, dia 19 de novembro, a partir das 8h30. Após o credenciamento dos presentes, acontece a primeira palestra que será proferida por Leandro Innocentini (NIT/Materiais – UFScar). O tema principal será “Inteligência tecnológica como fator estratégico para o êxito na P,D&I e atuação dos NITs de acordo com o código ST&I. O objetivo desta palestra é permitir que as instituições e empresas acompanhem o desenvolvimento tecnológico, conheçam os mercados mais inovadores, quem são os profissionais atuantes e onde se encontram, além de poder determinar a evolução de uma tecnologia, detectar tecnologias emergentes ou que estão se tornando obsoletas, indicar tecnologias geradoras de outras ou que se apliquem a outras áreas.

A temática do seminário organizado pelo Governo do Estado pretende promover a discussão sobre a essencialidade e a importância da inovação como meio para assegurar a competitividade das empresas num cenário de competição global. Como temas relacionados, será proporcionada a oportunidade de aprender através de casos de sucesso de empresas que estão usando a inovação e instituições que remodelam sua gestão para atuarem no cenário atual como fator competitivo.

O trabalho chave dos empreendedores e dos inovadores são: compreender  as dinâmicas que geram competitividade aos negócios, aprofundando práticas inovadoras na oferta, na infraestrutura de produção, na relação com o mercado e o cliente, na lógica financeira e suas demandas por tecnologias e diferenciações.

Essa atividade se estende aos Núcleos de Inovação Tecnológica para o desenvolvimento de estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação da ICT. A Inteligência Tecnológica possibilita, ainda, encontrar novos nichos de mercado, novos “players” e fornecedores que podem se tornar concorrentes.

Ainda no primeiro dia de evento acontece o painel “A realidade das políticas e incentivos à inovação tecnológica nas instituições de ciência e tecnologia nas empresas”. Neste painel, o destaque para o palestrante Tang Kok Fai (Ngee Ann Polytechnic), de Singapura.

Este painel visa debater a estratégia de inovação, o grande trunfo das empresas que figuram nos rankings de inovação do Brasil e do mundo. Este espaço é destinado a oferecer dados e informações a respeito da politica de incentivo a inovação para as Instituições e empresas com perspectivais atuais e visão de futuro, com o intuito de embasar as tomadas de decisões como um fator determinante para o sucesso de qualquer empreendimento.

O segundo painel da primeira manhã do evento tem como tema “Programas e fonte de financiamento à inovação e novas perspectivas no Brasil”. Serão três palestrantes discorrendo sobre o tema: Renner Levi, presidente da Fapeam; Estêvão Monteiro de Paula, secretário executivo da CT&I – Seplan-CTI, e  José Roberto Casarine, do Senai.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Segundo os debatedores, o país precisa estimular parcerias com o setor privado e planejar ações de políticas públicas de longo prazo de modo a possibilitar o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Neste sentido, é fundamental a formação de recursos humanos capacitados, investimentos contínuos e estratégia de se fazer pesquisa acadêmica, gerando conhecimento, para transformar em inovações tecnológicas e consequentemente empreendimentos de sucesso.

O segundo dia de Seminário, sexta-feira, começa com mais um painel, tendo como tema “Parque tecnológico: um ambiente de inovação que dinamiza a economia regional, nacional e internacional”. Entre os palestrantes, mais uma autoridade internacional: José Novais Barbosa, presidente da UPTEC, da cidade do Porto (Portugal). Além dele, palestram Cleinaldo de Almeida Costa, reitor da UEA, e Leandro Cariori, diretor executivo da Certi.

Este painel busca discutir o papel exercido pelos parques tecnológicos na consolidação do ambiente de inovação que contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável, além dos desafios e experiências tanto desses ambientes quanto dos territórios em que estão inseridos, propondo políticas e práticas que contribuam para a evolução dos parques tecnológicos brasileiros. O último painel, ainda na manhã de sexta-feira, terá como tema “Parcerias entre os setores público e privado para atendimento de demandas tecnológicas”. Os palestrantes são Ramon Salabert, presidente da 22@Network, de Barcelona, na Espanha; Heygle de Paula, da  Startup Brasil; e Paulo Lemos, da Unicamp.

Este painel tem como objetivo mostrar que é possível identificar algumas limitações ou dificuldades que ainda persistem e podem nos distanciar dos demais países na busca pela competitividade. Um dos desafios é cultivar um ambiente favorável para promover a inovação. Uma boa parceria é sinal de ideias inovadoras, de credibilidade no negócio e estabelecer uma parceria estratégica é propor à outra companhia – seja concorrente, fornecedora ou de ramo diferente – um relacionamento em que ambos os lados se beneficiem na capacidade de inovar, sendo este um fator determinante para a competitividade.

(Fonte: Seplan-CTI)