NOTÍCIAS

Equipe do Governo Visita a Indústria de Pisos do Amazonas (IPA), em Iranduba

Na tarde desta terça-feira (16), uma equipe da Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) liderada pelo presidente da Companhia, Aluizio Barbosa, acompanhou uma comitiva governamental em visita técnica à Indústria de Pisos da Amazônia Ltda (IPA), localizada no município de Iranduba, a 25 quilômetros de Manaus, com o objetivo de conhecer as instalações da empresa, seu potencial produtivo e de geração de empregos para o Estado.

Os líderes do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam), Malvino Salvador e da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Sebastião Guerreiro, também fizeram parte do grupo que percorreu parte dos 15 mil metros de área construída da empresa.

A estrutura da IPA está sem funcionar em plena capacidade desde 2011 por enfrentar entraves burocráticos e de fiscalização para liberar a madeira certificada. “Não é possível investir milhões de reais em processos que param aguardando um documento que, às vezes, não sai, e você já gastou o dinheiro”, comenta o madeireiro e proprietário da fábrica, Evald Tilanius.

O presidente da Ciama asseverou que qualquer participação do Governo em parceria com a IPA não isentará a empresa da devida fiscalização ambiental que deve, sim, continuar sendo rigorosa. Ainda assim, lembrou Aluizio Barbosa, “já está claro para todos nós o desejo já expresso do governador Wilson Lima em desenvolver o interior do Estado e se a IPA acredita que pode contribuir com isso, nós estamos abertos a ouvir a empresa e, quem sabe, empreender junto com ela”. Ao final do tour pela fábrica Barbosa solicitou aos dirigentes da IPA que elaborassem um Plano de Negócios para ser estudado e avaliado pela Ciama.